sexta-feira, 24 de maio de 2013



Evento será realizado nos dia 12 e 13 de julho

Promover a movimentação cultural em uma das regiões mais importantes de Minas Gerais e do Brasil, berço do Rio São Francisco, é um dos objetivos do Festival de Inverno da Serra da Canastra, que está em sua terceira edição.

Realizado em São Roque de Minas, município localizado em um dos portais do Parque Nacional da Serra da Canastra, o evento também tem como foco valorizar, além da riqueza natural da região, o acesso da comunidade à cultura. Por isso, o Festival oferece às crianças da cidade oficinas gratuitas de vivências artísticas.

Para o idealizador e produtor do Festival, Marcelo Mamede, esta é uma forma de ampliar o universo cultural das crianças que vivem em São Roque de Minas. “Proporcionar conhecimento cultural às pessoas é algo enriquecedor, tanto para quem leva quanto para quem recebe. As crianças têm a oportunidade de se envolverem com obras, artistas e terem maior conhecimento a respeito de uma manifestação cultural local, a Folia de Reis. Além disso, desenvolvem a expressão corporal, têm contato com a literatura, música e artes cênicas. É realmente um processo que envolve a comunidade”, explica Marcelo.

Oficina
As oficinas serão realizadas em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e a Escola Municipal Guia Lopes, de onde foram  selecionadas 20 crianças. As atividades, que começaram dia  2 de maio, acontecem semanalmente, e seguem até 12 de julho, sendo que na semana que antecede ao Festival, as crianças participarão de ensaios com uma das atrações musicais do evento, para apresentação no 3º Festival de Inverno da Serra da Canastra. No total serão 15 encontros com duas horas de duração cada.

O 3º Festival de Inverno da Serra da Canastra é realizado pela Moinho Cultural e conta com a co-realização da Prefeitura Municipal de São Roque de Minas, apoio da Sicoob Saromcredi e incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Realização: Moinho Cultural
Co-realização: Prefeitura Municipal de São Roque de Minas
Apoio: Sicoob Saromcredi
Incentivo: Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais