1ª Edição 2010



Oficina Canto, Corpo e Palavra (28/06 a 03/07/2010)

Depoimento Mirtes Júlia
Coordenadora do Núcleo de Produção Artística do EMCANTAR
"O Festival da Serra da Canastra será um evento que marcará a história de São Roque de Minas, não só pelas atrações artísticas, mas também pela mobilização da sociedade em prol de um evento cultural. A expectativa do EMCANTAR em relação à semana de eventos do festival, em especial à oficina de linguagens artísticas com o tema "Canto, Corpo e Palavra", é de que os participantes se sintam como construtores e não apenas como expectadores desse festival, e que a vivência, produção e apresentação artística ao final das oficinas sejam um ponto de partida para mais e mais produções musicais na cidade".






1º Dia de Festival (02/07/2010)
São Roque de Minas aprovou, pois por onde quer que se olhasse, as pessoas dançavam e cantavam no 1º dia do Festival de Inverno da Serra da Canastra. Cerca de mil pessoas compareceram ao Estádio Municipal nesta sexta, dia 1º, para assistir às apresentações do Grupo Trem das Gerais e de Luiz Salgado.

Após a abertura feita pelas companhias de folia de reis da região, quem se apresenta é o EMCANTAR. O grupo, que já realizou mais de 400 apresentações musicais, envolvendo um público estimado em 90.000 pessoas, tem três cd’s gravados: Mutirão (2003), EMCANTAR (1999) e Parangolé (2003), espetáculo com o qual está circulando por capitais e cidades pólo das regiões sudeste e centro-oeste do Brasil e que apresenta hoje em São Roque de Minas.
Logo após, é a vez de Luis Dillah e Edson Denizard esquentarem o público com um show alegre e dançante com forte identidade mineira.

Companhia de Reis da Região das Buracas

Companhia de Reis Da Região dos Leites
Trem das Gerais

Luiz Salgado

2º Dia de Festival (03/07/2010)
Animado pelas belas apresentações do dia anterior, o público compareceu novamente ao Estádio Municipal de São Roque de Minas no 2º dia do Festival, desta vez, para assistir aos espetáculos do grupo EMCANTAR e da banda de Edson Denizard e Luis Dillah.

As quase duas mil pessoas que passaram por lá nesta noite também puderam apreciar a cantoria de mais um terno de folia de reis da cidade e a dança alegre e convidativa do grupo Baiadô de Uberlândia, que contagiou o público, envolvendo-o numa grande ciranda.

Outro grande momento da noite esteve por conta das crianças de São Roque de Minas que, juntamente com o grupo EMCANTAR, com quem estiveram em oficina durante toda a semana, apresentaram-se, emocionando o público presente.

Companhia de Reis de São Roque de Minas

Grupo Baiadô


Crianças de São Roque de Minas no palco

EMCANTAR com o espetáculo Parangolé

Edson Denizard e Luis Dillah no encerramento do
1º Festival de Inverno da Serra da Canastra



O evento foi finalizado com uma grande confraternização,
quando todos os artistas subiram juntos ao palco