terça-feira, 16 de julho de 2013

3º Festival de Inverno da Serra da Canastra abre espaço para o artesanato

Dentre os expositores está o grupo Flor de Chita, composto por bordadeiras de Uberlândia, que foi convidado pela Moinho Cultural para participar do evento

Nesta sexta (12) e sábado (13), acontece em São Roque de Minas, o 3º Festival de Inverno da Serra da Canastra.  Além das atrações musicais como Luiz Salgado e Renato Teixeira, nos dois dias do Festival haverá uma tenda expositora com produtos da Canastra, oferecendo aos visitantes o famoso Queijo Canastra, a  Cachaça artesanal da região, artigos do festival, entre outros.  Dentre os expositores estará o grupo de bordadeiras, intitulado Flor de Chita, que foi especialmente convidado pela Moinho Cultural para participar do evento e desenvolveu uma linha exclusiva com elementos da Serra da Canastra.  

O grupo Flor de Chita, único dos expositores que não é da região do Festival, é formado por dez bordadeiras do Bairro Morada Nova (zona rural de Uberlândia - MG), sob a coordenação de Cleusa Maria Bernardes e Graziela Zocal, trabalhando com as memórias e vivências através do bordado.  Para o festival, foram desenvolvidas peças específicas com os  elementos símbolos da Canastra, como o Pato Mergulhão, Lobo Guará, Tamanduá Bandeira, as cachoeiras e o São Francisco, santo que dá nome ao rio que nasce na região. 

Cleusa Maria Bernardes conta que “o grupo existe desde 2009 e uma de nossas filosofias é reinventar as memórias pelo bordado, envolvendo fatos regionais, a geografia e o cerrado.  Quando recebemos o convite ficamos muito felizes, já ‘namorávamos’ o Festival há algum tempo, pois percebemos uma sintonia muito grande com o nosso trabalho e filosofia”.  

O 3º Festival de Inverno da Serra da Canastra é realizado pela Moinho Cultural e conta com a co-realização da Prefeitura Municipal de São Roque de Minas, apoio da Sicoob Saromcredi e Associação Comercial e Empresarial de São Roque de Minas, apoio de mídia da TV Integração e incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.